Morador de Japeri se destaca como catador de recicláveis empreendedor




Morador de Japeri se destaca como catador de recicláveis empreendedor


Por Redação

Nascido no interior da Bahia, Benivaldo da Paixão, o Benígno Gentil, é compositor e catador de material reciclável em Japeri. Sua história não começa na Baixada Fluminense, mas sim em Guarulhos-SP em 1998 quando começou a trabalhar com reciclagem.

Antes de se mudar para Japeri, Benígno morou muitos anos no Espírito Santo onde ganhou destaque na mídia com suas poesias e canções que falavam sobre o árduo trabalho dos catadores de material reciclável.

Benígno é um dos catadores que deu origem ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e atualmente tem feito este trabalho de forma autônoma em Engenheiro Pedreira e Japeri.

Em entrevista para o Japeri Online, Benígno se diz confiante em aumentar a conscientização da população sobre a importância da reciclagem. “Com esta iniciativa, pretendo ampliar as ações e transformar a mesma em um coletivo de Catadores nos moldes de um programa de afiliados.”, afirmou.

Benígno e centenas de catadores podem ser encontrados no aplicativo CATAKI que é uma ótima solução para encontrar profissionais registrados para recolher diversos materiais para reciclagem.  E é claro que o catador mais famoso de Japeri também está lá, para encontrá-lo basta buscar pelo nome GENTIL.

Confira as matérias produzidas sobre Benivaldo da Paixão, o Benígno Gentil.





Mais Lidas